Pois é gente, nada daquilo foi em vão. Eles agem mais na sua mente do que você imagina.
Muitos dos jogos que jogamos ficaram guardados no nosso subconsciente, e refletem nas coisas que fazemos. Para os adultos, o Poder de Percepção é outro completamente diferente, o que reflete também na nossa interpretação em relação a determinada coisa. Mas, quando somos jovens, não queremos saber do contexto, da história, do que se passa no jogo (afinal, a maioria de nós não sabe / sabia muito de inglês na época), queremos saber apenas do Jogo e de seus elementos gráficos e sonoros.
Eu, por exemplo, sou um Gamer nato, da época de Ouro do Atari. Estava eu jogando esses dias no meu Emulador de PS1 o game Megaman Legends 2 (na minha opinião, uma das melhores séries de Megaman já existentes, vale muito a pena jogar). A primeira vez que me deparei com este game, eu tinha apenas 13 anos, e lembro-me muito bem que eu tinha uma dificuldade absurda para passar pelos Stages e completar as Missões. Nesta minha tentativa atual de jogar, eu li todos os textos em inglês com a mesma facilidade que eu leio um em português, e solucionei grande parte do jogo em menos de 1 hora (coisa que, no passado, eu demoraria cerca de 2 ou 3 dias usando Memory Card). Isso também influenciou no fato de que, lendo tudo e compreendendo tudo, eu passei a saber o que está se passando no jogo, o real enredo, e o real motivo de tudo aquilo estar acontecendo.
Na música, muitas das coisas que eu componho tem sonoridade similar às músicas dos jogos que joguei. Eu, por exemplo, tiro muita influência das OSTs (Original Sound Tracks / Trilhas Sonoras) dos jogos do Sonic the Hedgehog, Megaman (Classico e Megaman X), Castlevania, Kingdom Hearts, e por ai vai. Eu, antes de começar a dominar a música da maneira que faço hoje em dia, já tinha um Estilo de Criação similar ao que os caras faziam. Cheguei a compor músicas que, depois, me lembravam algo que eu realmente não me recordava de onde vinha (um Paradoxo e tanto, chega a ser Disléxico). Hoje em dia, eu vejo que, não só em Termos Musicais como em Termos Poéticos, os Jogos influenciam, sim, muita coisa na vida de um Artista.
No desenho, não escondo nenhuma de minhas influências (Se Inspirar não significa Imitar.). Nos Mangás que eu faço, não só a Parte Gráfica como também a História têm influências das grandes obras que eu admiro. Eu acredito também que, aqueles que se dizem Bons Músicos conseguem reconhecer a qualidade do trabalho dos Compositores de Trilhas Sonoras, que, com os poucos recursos da Época, conseguiram criar músicas que não saem de nossas cabeças até hoje.
Eu dou minha cara a tapa se eu chegar em um estabelecimento com um violão, e começar a tocar o Tema de Green Hill Zone, e não ver a maioria das pessoas se aproximando coxixando "Olha olha, isso é Sonic" ou "Olha, a musiquinha daquele bonequinho azul".
Então é isso, galera. Espero que tenham gostado, e que passem a prestar um pouco mais de atenção nos trabalhos musicais e contextuais dos Jogos que vocês estiverem jogando, e não esqueçam dos Clássicos, pois foram eles que abriram a mente dos Grandes Criadores de hoje em dia, mestres nas Artes 3D que vocês tanto gostam :)
Fiquem na paz, e até a próxima
Jonathan Álex
Nenhum comentário:
Postar um comentário